Feed Rss



COMO CORRIGIR VALORES PELA SELIC, TR, IGPM, POUPANÇA, INPC, IPCA, E CDI

LINKS PATROCINADOS

Neste artigo vou ensinar como você pode corrigir um determinado valor em dinheiro utilizando o IGPM, IGP-DI, INPC, IPC-A, IPCA-E, IPC-BRASIL, IPC-SP, TR, Poupança, Selic e CDI. Você só precisa digitar os dados em um formulário, indicar as datas e esperar 1 segundo para ver o resultado do cálculo. Sem perder tempo você pode fazer a correção monetária de qualquer valor, pode corrigir valores através da taxa Selic, TR e CDI além da Poupança, e com isto verificar quando você teria ganhado se tivesse aplicado o dinheiro em aplicações financeiras.

A ferramenta online de correção monetária que tenho para indicar é bastante confiável pois foi desenvolvida pelo Banco Central para ajudar pessoas como você. Antigamente por falta de acesso a esse tipo de informação era comum as pessoas pagarem um técnico para fazer este tipo de correção ou de calculo. Hoje em dia, com a internet isto não é mais necessário.

O primeiro passo é acessar a calculadora do BC clicando aqui. Na primeira janela vai aparecer as opções de correção monetária, correção de valores por índices de preço. Eles oferecem como opção de índice de correção o  IGPM, IGP-DI, INPC, IPC-A, IPCA-E, IPC-BRASIL e IPC-SP. Depois digite a data inicial e a data final. Por fim, informe o valor que deseja corrigir.

Para fazer o cálculo com TR observe sobre o formulário uma aba cinza com o nome “TR”. Clique nesta aba para ver o formulário de correção de valores pela TR.  Ele só calcula a TR em datas posteriores a Jul/1994. Você deve indicar no primeiro campo a Data do início da série no formato (DD/MM/AAAA) que Inclui a taxa do mês inicial. Depois coloque a Data do vencimento da série e a Data do efetivo pagamento em atraso.

Do lado da aba da TR existe a aba da Poupança onde você tem o formulário de correção de valor pela Caderneta de Poupança. Este formulário é interessante porque você pode calcular o rendimento da poupança nova e da poupança antiga. A poupança nova é a que utiliza as novas regras e vale para todos os depósitos a partir de 4/5/2012 e a velha é para aquele dinheiro que você já tinha colocado na poupança antes desta data.

E por fim você tem do lado da aba da poupança os formulários para correção de aplicações que você tenha feito com base na taxa SELIC e no CDI.

Se você conhece algum amigo que precisa fazer a correção de valores através dos índices de inflação ou TR, juros da SELIC ou CDI compartilhe este artigo com ele. Se não for útil hoje com certeza será útil no futuro.


Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:

LIVROS RECOMENDADOS:

1 Comentário to “COMO CORRIGIR VALORES PELA SELIC, TR, IGPM, POUPANÇA, INPC, IPCA, E CDI”

  1. catia says:

    gostaria de saber o valor atual de uma dívida que tenho com meu irmão. Em 1998 ele pagou para mim as prestações de meu carro. Foram 14 parcelas de R$ 345,00. Quero pagar esta dívida agora em setembro. Quanto eu devo pagar?
    Att,
    Cátia

Comentários