Feed Rss



CÓDIGOS DE MOTIVO DE CHEQUE DEVOLVIDO

LINKS PATROCINADOS

Você vai conhecer o código e o significado de cada número usado para identificar os motivos de cheques devolvidos. Iremos conhecer principalmente os principais motivos de cheque devolvido que é o motivo 12, motivo 21, motivo 22, motivo 48 e motivo 70.

Felizmente as pessoas estão a cada dia trocando o cheque pré-datado pelo parcelamento em cartão de crédito. O cheque sempre foi e continuará sendo fonte de muita dor de cabeça para quem emite e para quem recebe. O Brasil ainda é o terceiro país do mundo onde mais se passa cheque mas sua popularidade vem caindo.

Sempre que um cheque é devolvido aparece o motivo identificado por um código numérico. Estes códigos foram estabelecidos pelo Banco Central e são sempre iguais para qualquer banco e qualquer cheque. Atualmente existem 72 motivos diferentes para a devolução de um cheque.

O banco que recebe o cheque faz a anotação do motivo no verso do mesmo. Isto permite que o cliente fique sabendo o que gerou o problema de forma que possa resolver. Apesar de ser 72 motivos existem 5 motivos que são os mais comuns.

Devolução de Cheque Motivo 12 – Acontece quando não existe fundos. É o famoso Cheque sem Fundo. Ocorre quando o valor preenchido no cheque é maior do que o dinheiro que existe disponível na sua conta no momento da operação. O Cheque sem Fundo pode ser classificado como crime contra o patrimônio.

Devolução de cheque motivo 21 – Este código aparece quando o pagamento está sustado. É o cheque sustado. Significa que o pagamento foi suspenso.

Devolução do cheque pelo motivo 22 – Isto ocorre quando o cheque tem problemas com a assinatura. A assinatura que aparece no cheque não é igual a assinatura do dono do cheque. Com isto ocorre uma divergência ou insuficiência de assinatura. Esta verificação de assinaturas é necessária para evitar fraude.

Devolução de cheque pelo motivo 48 – Quando o cheque é superior a R$ 100,00 é necessário identificar o beneficiário. É sempre importante fazer cheque nominal.

Devolução de cheque pelo motivo 70 – Indica sustação ou revogação provisória.

Veja a relação completa com todos os códigos e todos os motivos de devolução de cheque através de documento disponibilizado no site do Banco Central clique aqui para ver a tabela.


Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:

LIVROS RECOMENDADOS:

Comentários