Feed Rss



CARTA DO SERASA – O QUE FAZER

LINKS PATROCINADOS

Veja o que fazer se você recebeu uma carta do Serasa ou Serasa Experian. Quem compra carro financiado, faz o financiamento de uma casa, fica devendo ao cartão de crédito, não paga as prestações de um empréstimo ou financiamento acaba tendo o nome sujo no SERASA.

A carta do Serasa é para cumprir o que determina a lei 8.078 que é o código de defesa do consumidor. A carta-comunicado é apenas uma notificação que informa o consumidor, pessoa física ou jurídica, sobre a existência de uma dívida em atraso. Ao receber essa correspondência, você tem um prazo de 10 dias corridos – contados a partir da data de postagem da carta – para entrar em contato com a instituição credora, pagar o débito e regularizar a situação.

Após o pagamento da dívida, a empresa onde você estava devendo comunica à Serasa Experian e solicita a baixa desta pendência financeira do seu CPF ou CNPJ. É muito importante que você resolva o problema antes de completar estes 10 dias porque se do contrário as informações sobre essa pendência financeira irão para o banco de dados da Serasa Experian e poderão ser consultadas por lojistas, instituições financeiras, comerciantes e outras empresas que utilizam nossos serviços.

Ou seja, o fato de receber a carta do SERASA não significa que o seu nome já está sujo. Se você resolver o problema dentro do prazo, o seu nome não entrará no banco de dados do SERASA e desta forma não ficará qualquer registro que possa te prejudicar na hora de comprar um carro financiado, uma casa, fazer uma compra a prazo, abrir uma conta no banco, solicitar um cartão de crédito.

Por isto que não é necessário desespero na hora que receber a carta do SERASA. O correto é ir rapidamente na empresa onde você está devendo para renegociar a dívida ou fazer o pagamento imediato. O importante é conversar, é negociar. Se você está com problemas financeiros você precisa informar isto para a empresa e pedir orientações de como pagar a dívida sem ter o nome sujo no SERASA.

Para ter certeza se a carta que você recebeu é mesmo a carta do SERASA, se não seria uma fraude, veja a página do SERASA o modelo de carta que eles colocaram no site, clique aqui para ver. Você poderá ver a data em que a carta inicial onde corre os 10 dias de prazo. Não confundir com a data em que o SERASA recebeu a comunicação da dívida. Na carta do Serasa deve constar o nome da empresa, banco ou instituição financeira onde você está devendo.

Não permita que seu nome fique sujo no Serasa porque isto vai dificultar na hora de fazer análise de crédito. Os bancos e financeiras não vão aprovar seu pedido de financiamento ou de empréstimo se você estiver com nome sujo ou tem histórico de problemas junto ao SERASA. O seu nome limpo é o seu maior patrimônio.


Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:

LIVROS RECOMENDADOS:

Comentários